Rui Costa, governador da Bahia, não pede que prefeita de Porto Seguro invente 200 casos de coronavírus

Investigamos a notícia que está circulando na internet afirmando que o governador da Bahia, Rui Costa, pede que prefeita de Porto Seguro invente 200 casos de coronavírus para que eles possam pedir dinheiro para o governo federal.

Assessoria do senador Marcos Do Val | 30/04/2020, 15h09
">

Investigamos a notícia que está circulando na internet afirmando que o governador da Bahia, Rui Costa, pede que prefeita de Porto Seguro invente 200 casos de coronavírus para que eles possam pedir dinheiro para o governo federal.

Um vídeo mostra o diálogo entre os dois no qual o governador Rui Costa explica quantos leitos de UTI seriam precisos para atender pacientes com Covid-19. Ele fala que 10 leitos de UTI seriam ocupados com 200 casos ativos da doença.
O vídeo é acompanhado de uma denúncia de que Rui Costa teria “pedido” 200 casos de coronavírus para conseguir recursos federais.

Mas será mesmo que Rui Costa pediu que a prefeita de Porto Seguro inventasse 200 casos de coronavírus para “arrancar verba do governo federal”?

 

Descobrimos que isso não passa de uma mentira, mais uma fakenews.

Se analisarmos o conteúdo do vídeo percebemos que ele não tem nada a ver com a mensagem. Na filmagem, o governador pergunta pela quantidade de casos de Covid-19 em Porto Seguro (BA). A prefeita responde que há seis casos ativos na cidade (entre 17 no total). Aí Rui Costa diz que 10 leitos de UTI é o suficiente para atender 200 casos ativos da doença.
Depois ele fala que esse número é calculado com base na informação de que 5% dos pacientes precisam de UTI. E fala que, se a contaminação for “segurada” (com isolamento social), 10 leitos em Porto Seguro e “10 ou 20” leitos em Teixeira de Freitas seriam o suficiente. O governador alerta, porém, que se o isolamento social for relaxado, “nem 200 leitos darão conta”. Por fim, a prefeita explica as medidas de isolamento na cidade.

Em nenhum momento, ele diz que a cidade precisa “inventar” ou “conseguir” 200 casos de coronavírus na cidade para conseguir mais recursos do governo federal.

CONCLUSÃO

A história que aponta que o governador da Bahia, Rui Costa, pediu para a prefeita de Porto Seguro inventar 200 casos de Covid-19 para conseguir verba federal é falsa. A filmagem não condiz com o que está escrito na legenda e a história já foi desmentida.

Essa matéria não expressa o ponto de vista ou posição política do Senador Marcos do Val. É um levantamento imparcial sobre o que é mentira e o que é verdade. O conteúdo desta página será sempre neutro, mas com o compromisso firme de esclarecer boatos e fakenews. Para posições políticas, basta navegar nas redes sociais do parlamentar.

+ Notícias
+ Notícias